Insônia e estresse são controlados pela mesma área do cérebro

Acsa Gomes, editado por Elias Silva 15/09/2020 20h12
Insônia
Clique aqui para assistirInsônia e estresse são controlados pela mesma área do cérebro
A A A

Cientistas do Laboratório de Cold Spring Harbor, em Nova York, descobriram que baixa imunidade, insônia e estresse podem ser originados na mesma área do cérebro. A relação foi descoberta em ratos, mas se estiver presente em humanos, esses distúrbios podem ganhar novas abordagens de tratamento.

Segundo a pesquisa, uma rede específica de neurônios do cérebro é responsável por liberar cortisol. Essa substância pode estar diretamente relacionada ao estresse e à insônia. Nos testes em ratos, os cientistas descobriram que a transmissão se dá por meio de uma cadeia de neurônios que liberam o cortisol.

Quando essa cadeia é bloqueada, os animais têm sono profundo e tranquilo mesmo após terem vivenciado episódios estressantes. Por outro lado, quando essa área é ligeiramente estimulada, os ratos despertam rapidamente e em modo de alerta. Saiba mais detalhes em nosso site, www.olhardigital.com.br.

Pesquisa estresse ratos
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você